O yoga é a psicologia tradicional na Índia, podemos dizer, pois é nele que temos todo o conhecimento sobre a mente, sobre as relações, sobre o sofrimento e suas causas e a eliminação deles. Também sobre a aproximação de nossa verdadeira natureza e o estado de clareza e desfrute que isso traz. O yoga é um caminho de autoconhecimento completo que nos leva em direção à libertação de nossas limitações e à autorrealização de nosso real ser, desenvolvendo positivamente a relação com sigo mesmo, com o meio e com os demais.
Tradicionalmente, isso acontece entre professor e aluno(a), individualmente. Na relação entre o professor, que está vinculado a uma linhagem tradicional, e o aluno interessado em melhorar e aprender, o aluno traz suas demandas, dificuldades e interesses. O processo envolve muita conversa, acolhimento e, pouco a pouco, o professor vai trazendo reflexões e estudos que poderão amparar a pessoa em seu próprio caminho. O professor também ajudará o aluno desenvolvendo práticas que podem envolver āsanas, prāṇāyāmas, meditação ou até mesmo outras atividades como canto, oração, leitura, caminhadas, entre outras coisas. A prática deve ir na direção de auxiliar o praticante a melhorar a qualidade física, respiratória e principalmente mental. O professor dedicado tem seu olhar treinado para dar o apoio que o aluno precisa, respeitando suas individualidades, interesses, crenças e tudo mais.
O yoga surgiu na Índia e lá é considerado uma das seis grandes visões que influenciam toda a cultura. Em seu local de origem, o yoga é a psicologia tradicional, afinal, são nos textos clássicos do yoga onde se apresentam os conhecimentos sobre a mente e sobre as relações. Mas mais do que isso, o yoga clássico é um caminho de autoconhecimento com uma estrutura muito clara e eficiente que nos ajuda a reconhecer o sofrimento e suas causas, pacificá-los e também nos entrega o método para gradualmente dissolvê-los de forma a nos levar até um estado interno de paz, clareza e contentamento. Mesmo surgindo no Oriente, o yoga não carrega nenhum elemento cultural em sua estrutura; ele é um conhecimento para o ser humano, em qualquer lugar e época. Em sua essência, ele é universal, atemporal e muito preciso para ajudar o ser humano em sua busca de amadurecimento e sabedoria. A abordagem clássica é diferente do que costumamos ver de forma mais difundida no meio moderno.
O yoga é protegido por uma linhagem tradicional de professores e alunos que se amparam nos textos clássicos, principalmente os Yoga Sūtras, o Bhagavad Gītā e o Sāṃkhya Kārikā, mas também alguns outros válidos de menor importância. O professor vinculado a uma linhagem tradicional mantém-se acompanhado e se especializando sempre com um professor da mesma. Tradicionalmente, o yoga compreende que o acompanhamento deve ser individual para poder auxiliar o indivíduo de forma integral e singular, como é cada um; com histórias, corpos, rotinas e mentes diferentes. Então, nos leva em direção ao amadurecimento e à sabedoria a partir de duas colunas: a do cotidiano e a da prática formal. A prática formal é composta pelo que costumamos ver normalmente quando pensamos em yoga: āsanas (posturas), prāṇāyāmas (respiratórios) e meditação. A diferença é que, nessa abordagem clássica, compreende-se que cada pessoa é única, então, a prática é desenvolvida especialmente para ela, respeitando e acolhendo a totalidade que compõe sua pessoa.
A prática do yoga no cotidiano envolve todo o estudo que nos leva à compreensão sobre o sofrimento e suas causas, sobre a nossa verdadeira natureza interior e sobre o método para eliminar as perturbações, alcançar e sustentar um estado íntimo de desfrute lúcido. Todo esse processo acontece na relação de confiança entre um professor dedicado vinculado à uma tradição protegida e um aluno humilde realmente interessado em aprender.
Ayur significa vida e veda conhecimento; o āyurveda é a medicina tradicional que surgiu na Índia e tem como propósito a manutenção da saúde e o tratamento de doenças. Assim como o yoga, em essência o āyurveda serve para qualquer ser humano, independentemente da crença ou lugar onde vive. É um sistema de saúde que entende o funcionamento da natureza, do nosso meio ambiente e do corpo. Todo o sistema se ampara em métodos naturais saudáveis para promoção de saúde e cura. Na Índia, é uma medicina completa, que realiza inclusive procedimentos cirúrgicos e de internação. Aqui no Brasil, a maioria de nós se limita a um conhecimento terapêutico, não temos toda a experiência e compreensão como os médicos de lá. Mas isso não é pouco, pois compreendemos que a maior parte dos desequilíbrios pode ser resolvida corrigindo questões no cotidiano que são muito acessíveis!
A manutenção da saúde se ampara em três pilares que devem ser observados e ajustados de forma positiva. Eles são: a alimentação, o sono e nossos hábitos diários. O āyurveda nos entrega o conhecimento sobre como desenvolver uma alimentação saudável, para cada pessoa, estação do ano e condições específicas. Ensina sobre o que é um sono de qualidade, como deve ser, como chegar a isso e por quê. E também nos ajuda a analisar o que é importante para nossas vidas para termos uma vida longa preenchida de bem-estar e saúde física e mental; nesse ponto, nos dá orientações sobre atividade física adequada, cuidado mental apropriado, entre outras coisas.
Na Índia, a medicina āyurveda funciona de forma similar à medicina moderna aqui: hospitais, clínicas, etc. Mas, em um ambiente tradicional, é comum também que as pessoas mantenham um acompanhamento regular com seu médico, não somente para se tratar, mas para ir compreendendo e adequando gradualmente a relação com os três pilares da saúde e com todos os outros métodos de tratamento que possam ser necessários ao longo da vida.
Aqui no país, temos os terapeutas em āyurveda, que podem trabalhar de formas diversas, mas o mais comum é o sistema de consultas como normalmente se conhece, com o propósito de tratar alguma doença ou desequilíbrio evidente. Porém, há também aqueles que oferecem acompanhamentos ou estudos regulares para educar em saúde, sabendo do valor que isso tem para a promoção efetiva da mesma.
É tradicional a integração entre yoga e āyurveda por se compreender que a relação com a doença ou o desenvolvimento desta tem um envolvimento mental importante. E até mesmo a eliminação de maus hábitos e sustentação de bons com certeza precisam de um grau de amadurecimento interno e sabedoria. E tudo isso é papel fundamental do yoga.
Eu, como terapeuta, hoje em dia, não atendo consultas pontuais para tratamentos de doenças; para isso, tenho bons colegas para indicar. Mas integramos de forma valiosa os conhecimentos do āyurveda nos acompanhamentos individuais para a promoção de saúde e bem-estar integrais.