Ao me propor a sentar e refletir sobre alguma situação aleatória da vida para extrair dela algum ensinamento que tenha sido importante fiquei um bom tempo parado contemplando um vazio na minha mente, não me vinha nada, não recordava, havia um torpor, como nuvens que cobriam os raios solares mantendo o dia cinza, nublado.
Minha mente não estava clara no momento que por algum motivo escolhi para fazer isso, portanto não podia acessar algo mais luminoso, não conseguia preenchê-la com nada que me parecesse útil… De súbito tomei conta que este estado interno precisava ser olhado, necessitava resolver algumas pendências dentro de mim que haviam assomado a partir de questões do cotidiano, conturbações que anuviavam minha mente. Esse enrosco se apresentava nas camadas superficiais da minha mente, originado por uma situação pessoal mal resolvida e portanto impossibilitava uma reflexão mais profunda sobre um tema diferente.
Ao escrever essas palavras que expressam apenas de forma sintética e impessoal o que se passa dentro de mim, pouco a pouco vou conseguindo separar melhor as coisas internamente e esclarece-las a partir deste tempo que dedico à este cuidado, escrevendo, refletindo, me detendo um tanto sobre esse novelo íntimo.
O yoga nos ensina a respeitar onde estamos, e como precisamos dar um passo de cada vez acolhendo o que surge em cada degrau. Não conseguiremos contemplar a luz do sol se densas nuvens estiverem dispostas em sua fronte. O sofrimento precisa ser reconhecido se ansiamos pela remoção de tais obstáculos que os causam. Assim poderemos traçar estratégias para seguir numa direção adequada.
A auto observação e um estudo seguro que vá na direção da sabedoria (como o estudo dos textos clássicos do yoga) são um dos elementos essenciais que compõe o caminho para a redução e gradual dissolução de nossos obstáculos internos. As conversas que se desenvolvem com nosso professor de yoga nos auxiliam neste sentido, sustentando o vínculo com a reflexão e ajudando a esclarecer. A escrita, a leitura, a meditação, entre outras coisas também podem servir estes propósitos.