Olhando a partir de uma perspectiva tradicional o yoga é um conhecimento que deve ser adaptado e então aplicado diferentemente conforme as particularidades do indivíduo. Cada pessoa têm uma história diferente, vive um momento, cumpre uma função, têm seus interesses e atividades que são únicas para cada um, etc.

Fundamentado neste reconhecimento, é o professor que precisa adaptar o método de ensino ao aluno e não o contrário e claramente isso somente será possível com profundidade se feito de forma individualizada.

Como exemplo disso me vem a mente como conversava com um querido aluno na semana passada sobre alguns conceitos importantes da prática de yoga usando como referência um anime (desenho japonês) que ele gosta e havia me indicado (e eu também adorei).

Nesse desenho chamado Demon Slayer o poder dos personagens vêm de algo chamado ”Respiração Concentrada”; eles precisam combinar  atenção e movimento, alicerçados por uma respiração controlada para desbloquearem suas habilidades mais poderosas. Ao decorrer do anime percebe-se que não adianta apenas ser forte fisicamente para realizar grandes feitos, o mais importante é melhorar a qualidade respiratória e mental. E ao longo de tempo e prática eles conseguem estender isso para todo o dia, que outrora só era usando em treinamentos e combate, permitindo assim formar uma base perfeita para cumprirem suas missões no cotidiano.

Usamos essa referência para ajudar na reflexão sobre a prática de asanas (posturas) no yoga, que acontece com a mesma ênfase. Tendo como eixo central a respiração e seu desenvolvimento para gerar qualidade mental, propriamente o que precisamos para cumprir melhor nossas funções na vida, com mais sabedoria e menos sofrimento. E que o aprimoramento de força e flexibilidade preenchem também um importante papel na manutenção da saúde e excelência de nossas atividades, mas que se desenvolvidos sem essa integração não nos trarão os benefícios mais elevados.

O yoga vai na direção da integração entre corpo, respiração e mente nos capacitando para que nossa vida vá num sentido de nos conhecermos, removermos nossos obstáculos e adquirirmos sabedoria. O yoga acontece dentro de nós mesmos assentado em nossa própria vida e se desenvolve por contornos singulares.